segunda-feira, 6 de maio de 2013

Roupas tingidas!


Como eu ando bastante inspirada nesse assunto, resolvi fazer um post!




Quem nunca ou sempre quis, tingir uma roupa? Porquê não gostou da cor ou enjoou, ou simplesmente quis mudar?

Tem varias formas de tingir roupas, como: tingir a peça toda de um cor só, ou colorido. Só que devemos tomar cuidado em alguns detalhes, pois não é toda a roupa que pode ser tingida.

-Roupas inteiras brancas e com o tecido de algodão 100% são as mais apropriadas e corretas para tingir!
-Para tingir, a roupa colorida, é mais difícil  porque a cor original da roupa vai se misturar com a cor da tinta, e assim formar um nova cor. Por exemplo: Se você tingir uma blusa azul, com uma tinta vermelha, sua blusa vai ficar roxa quando secar! Por isso o cuidado é dobrado com  roupas coloridas.

Como tingir:


Método quente: O método quente utiliza tinta Guarany e um panelão onde você vai esquentar bastante a água misturada com o corante e afogar sem dó a peça lá dentro. Os tons da Guarany não trabalham com meio termo. O verde é tipo uma invasão alienígena, o amarelo é tipo uma febre amarela. Se quiser um tom mais claro, pode colocar menos corante, mas o tempo de fervura (recomendado no rótulo do produto) deve ser o mesmo.
todo frio: O método frio utiliza tinta para tecido Acrilex diluída em água. Coloque um pouquinho de água e de tinta em um balde e vá eliminando todos os gominhos de tinta. Coloque mais tinta e mais água até ficar do tom que você quer. Depois, mergulhe o tecido dentro do líquido e deixe por alguns minutos, para que a fibra possa absorver bem a tinta. Passados os minutos, pendure o tecido no varal pelas extremidades e espere secar. Lembre de pendurar pelo avesso, para não marcar nada. A tinta Acrilex também possibilita a mistura de cores, então, pode criar seus próprios tons!
Deixe a roupa por 40 minutos na tinta, Depois que fazer isso enxague e prepare um balde com água e 4 colheres de sal e uma de vinagre.(Para fixar a cor)
Deixe 40 minutos, tire enxague e coloque para secar na sombra. (do avesso) 

Roupas em degrade:

Modo de fazer : 
Molhe uma camisa/blusa/vestido branca até na altura onde quer na tinta, e deixe apenas a parte que quer mais escura submersa na tinta durante 40 minutos)
Essa técnica de molhar até onde quer vai dar esse efeito degradê ja que apenas uma parte do tecido da camisa irá ficar recebendo mais pigmentação enquanto estiver submersa. Depois que fazer isso enxague e prepare um balde com água e 4 colheres de sal e uma de vinagre.(Para fixar a cor)
Deixe 40 minutos, tire enxague e coloque para secar na sombra.

E quando mais escura for a cor e a blusa ou roupa mais clara, com mais facilidade a tinta vai pegar! Por isso a tinta mais usada pra tingir é preto.

Inspirações:















Espero ter ajudado, bj ;)  //Lully

fonte: google.


6 comentários:

  1. Legal seu post Lu, nunca mais nos falamos, né?? Bjss!!

    ResponderExcluir
  2. Obg mesmo! É verdade, estava doente :// bj

    ResponderExcluir
  3. Amei a dica de tinturar com tinta acrilex....

    ResponderExcluir
  4. Amei a dica de tinturar com tinta acrilex....

    ResponderExcluir
  5. Muito linda sua página, preciso de material de jeans 👖 e 👜 costumávamos obrigado

    ResponderExcluir
  6. um tinta da pequena dá pra tintura uma peça ? tipor calça ou cassaco?

    ResponderExcluir